RSS

COMO TRANSFORMAR SONHOS EM REALIDADE

21 jan

imagemAnos atrás, um casal de amigos comprou uma casa e se mudou para lá. Recebemos o comunicado e fomos visitá-los na “casa nova”. Quando ali chegamos, olhei várias vezes para minhas anotações, tentando conferir o endereço. Os dados batiam, mas a casa parecia abandonada. Sendo muito honesto, fiquei horrorizado com as condições do lugar e não conseguia sequer imaginar como alguém poderia morar ali. Mas o pior é que eu não via como seria possível alterar aquele quadro.

Seis meses se passaram e, quando voltamos para visitá-los novamente, mal podíamos acreditar, pois a casa estava simplesmente espetacular! Como eles conseguiram fazer aquilo? Uma coisa é certa: a casa não ficou daquele jeito do dia para a noite. Aquela reforma envolveu trabalho duro, determinação e…

PLANEJAMENTO

   “Os planos nos fazem continuar quando queremos desistir; são os responsáveis por transformar sonhos em realidade”. Eles colocaram seus olhos fixos em um alvo, tomaram tempo para fazer um levantamento dos custos, da viabilidade para executar o projeto e foram atrás.

Como resultado, conseguiram algo que a maioria das pessoas (inclusive eu) achava impossível. Casamentos, como as casas, também implicam trabalho para serem construídos (ou reformados). Alguns na fachada, de uma massa aqui ou ali.

Outros precisam de uma reforma completa, desde os alicerces. Seja qual for a situação atual de seu casamento, gostaria de lhe passar a esperança de que marido e esposa, trabalhando juntos, podem fazer com que o relacionamento torne-se realmente compensador. Porém, é essencial que seja dito, apregoado, espalhado que, para atingir este alvo, é necessário planejamento! Planos são formas de tornar sonhos em alvos e, posteriormente, realizações. Planos são mapas, são coordenadas a serem seguidas, são manuais de instrução para a implementação. Os planos nos fazem continuar quando queremos desistir, nos mantêm na trilha quando somos tentados a tomar uma direção diferente. Os planos são os responsáveis por transformar sonhos em realidades.

Sejam quais forem os alvos estabelecidos em seu casamento – melhora na comunicação, mais entrosamento na área sexual, um maior compartilhamento da vida espiritual -, você deve seguir um método de organização para pensar de forma mais produtiva e canalizar suas energias. A vida é tão curta, passa tão rápido e, se não a direcionarmos, se não lhe dermos um rumo, ela certamente nos arrastará ao léu!

DICAS IMPORTANTES

   Veja algumas dicas de como convergir energia, inteligência e fé no sentido de trabalhar para que nossas vidas “dê certo”.

*Estabeleça prioridades – a menos que você seja excepcionalmente doado e discipulado, – provavelmente não conseguirá concentrar-se em mais do que quatro ou cinco objetivos ao mesmo tempo.

*Estabeleça seus alvos – e dê prioridade a eles. Decida, juntamente com seu cônjuge, quais os alvos mais importantes a serem perseguidos; depois os liste em ordem de prioridade.

*Seja específico – por exemplo, ser feliz no casamento faz parte de um plano de longo prazo. Tente, então, visualizar exatamente o que isso significa para você. Converse com seu cônjuge sobre quais ingredientes você considera fundamental em um casamento feliz. Olhe para outros casamentos e perceba o que você gosta e o que não gosta no relacionamento deles.

*Um casamento feliz implica – que o casal gaste mais tempo junto? Ter alguns fins de semana românticos por ano para o casal curtir junto é importante para você? Não desrespeitar um ao outro é um item em sua lista? Se o casal não tiver em mente uma imagem clara de seus alvos, é muito mais fácil que ambos fiquem frustrados.

*Faça uma tempestade cerebral – há muitas formas de se chegar a cada alvo estabelecido. Se você tirar algum tempo para fazer uma tempestade cerebral, vários caminhos e várias opções poderão ser levantados. Eu adotei o método de anotar tudo em um papel, listando todas as alternativas possíveis de ser atingido para se alcançar um determinado alvo.

*Arrebanhe informações – nesta fase, devem-se observar as várias alternativas e começar a tomar as decisões sobre a direção a ser tomada. É um tempo de pesquisa e de avaliação em termos de custo, tempo, energia e compromisso.

*Estabeleça prioridades depois de arrebanhar informações, passamos para a fase de anotar as opções em ordem de prioridade. Se formos pintar uma casa, não devemos começar a pintar todo o interior, mas começar com o cômodo mais utilizado, ou com aquele que está em pior situação. Da mesma forma, deve-se começar a trabalhar, no casamento, com um cômodo de cada vez.

*Desenvolva um plano – cada plano deve ser registrado. Separe um caderno, tome uma folha e escreva seu alvo em linguagem clara e objetiva. Em seguida, pegue um calendário e marque uma data viável para atingi-lo. Se achar dificuldade em determinar uma data, será preciso dividir este alvo de longo prazo em projetos menores, de curto prazo. Também é importante estabelecer uma data para avaliação do progresso feito.

*Comprometa-se – para conseguir atingir qualquer alvo, será necessário abrir mão de algumas coisas. Poderá ser preciso perder uma partida de futebol para pintar a casa e investir em seu casamento. Não será fácil, mas vale a pena pagar o preço. Uma forma excelente de comprometer-se com o bem estar de seu casamento é orando com seu cônjuge. Deus é quem nos capacita a realizar nossos sonhos e nos ajuda a serem as pessoas que devemos que devemos ser. Quando pedimos que ele nos dê força para atingir nossos alvos, estamos afirmando: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4. 13).

*Reforce seu compromisso – cada manhã, ao se levantar, reveja seus alvos e os reforce mentalmente. “Fique alerta e não permita que tentativas fracassadas levem à desistência do projeto; não se culpe por errar o alvo”. Seria interessante se você pudesse escrevê-lo em um cartão e deixá-lo em sua pasta ou bolsa. Cada vez que você se deparar com o cartão, se lembrará dos alvos. Se for um momento conveniente, releia-os e reafirme seu compromisso pessoal em atingi-los, pedindo orientação do Alto.

*Aprenda com as falhas – não é porque você estabeleceu seus alvos e está trabalhando para atingi-los que não estará mais sujeito a tentações. Fique alerta e não permita que tentativas fracassadas levem à desistência do projeto. Não fique se culpando por errar o alvo, pois será uma forma de dizer a si mesmo que não é capaz de atingi-lo.

Procure, então, encarar o erro, lembrando-se do que fez certo e colocando esta parte em perspectiva.

A seguir, reveja os motivos que levaram a estabelecer aqueles alvos e visualizarem conseguindo alcançá-los.

*Recompense-se – planeje uma recompensa para você e para seu cônjuge, ao conseguirem atingir uma meta – um jantar fora, uma saída de fim de semana, uma compra que ambos tenham sonhado. Cada vez que forem distraídos do alvo, diminuindo seu progresso, concentre-se na recompensa – não somente na imediata, mas na de longo prazo, que é o investimento em um relacionamento mais forte e mais afetuoso.

By Dale Hanson Bourke é presidente da Publishing Directions, empresa que oferece assessoria a autores de livros, em Washington D.C – EUA.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21/01/2013 em MENSAGENS

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: