RSS

O MEXERIQUEIRO

17 jan

e43bb748c0239fd84289de1f08c470a7“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor” (Levítico 19.16).

 Introdução:

O mexeriqueiro é aquela pessoa que gosta de andar no meio do povo para mexericar ou bisbilhotar a vida das pessoas. O mexeriqueiro usa de maledicência, inventando e repetindo “estórias” sobra vida de outras pessoas. O dicionário Houais diz: “contar algo em segredo para fazer intriga, narrar em segredo e astuciosamente, com o fim de maldizer, intrigar ou enredar. Promover intrigas entre os irmãos, bisbilhotar a vida alheia, murmurar, causar rumores, fazer fofoca”. Ainda, fazer mexerico é “fazer comentário intrigantes, fofocar, fazer um angu-de-caroço, fazer bisbilhotice, fazer circular boatos, candoga, detração, difamação, disse-me-disse, tecedura, ou tramóia”. E o dicionário define bisbilhotar como: “ser intermediário de boatos, de observações não confirmadas, de suposições, divulgar segredo a boca pequena, falar da vida alheia, intrometer-se com curiosidade no que não lhe diz respeito”.

O mexeriqueiro pode causar tantos danos no meio do povo de Deus que a Palavra de Deus diz: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo”.

Como Age o Mexeriqueiro

O mexeriqueiro age no meio do povo, entre o povo, procurando descobrir a intimidade de vidas alheias para poder divulgar. O mexeriqueiro não guarda segredo. Não guarda confidências. Muitas das maledicências usadas pelas pessoas mexeriqueiras são apenas como uma forma de diversão. Geralmente o mexeriqueiro gosta de se divertir e brincar com o “disse-me-disse” ou com o “ti-ti-ti”. Ele espalha maledicência e intriga como se fosse brincadeira. Às vezes, enquanto as pessoas estão trabalhando, o mexeriqueiro age contando estórias engraçadas ou escandalosas sobre outras pessoas. Grande parte de mexericos consiste em puras mentiras. Há mexericos que são abertamente malignos, ditos com o intuito de prejudicar ou ferir outras pessoas e a própria obra de Deus. Há pessoas que gostam de um “disse-me-disse”, têm prazer em fofocar, em falar mal dos outros. Se um mexeriqueiro atua na liderança da igreja, ele faz uma obra de solapar a liderança, isto é, abalar e enfraquecer os fundamentos da obra. É quer ver a queda dos outros, ele quer ver o “circo pegar fogo”, enquanto fica rindo, morrendo de rir! Há pessoas que gostam de diminuir outras pessoas, no conceito alheio, e com frequência sob a cobertura de uma justa indignação. No entanto, está psicologicamente provado que as coisas sobre as quais as pessoas gostam de bisbilhotar na vida alheia, são exatamente as coisas que elas mesmas fazem, ou gostariam de fazer.

O Mexeriqueiro gosta de revelar segredos

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto” (Provérbios 11.13). O mexeriqueiro é o tipo de pessoa que você não pode confiar nele. Ele revela segredos. Você só pode revelar segredos a uma pessoa que tem um espírito fiel.

Se uma pessoa é mexeriqueiro, e ela faz parte de uma liderança na igreja, todos os assuntos de  segredo ou confidência que forem ditos ou tratados na liderança, infelizmente, serão revelados e espalhados lá fora com outras pessoas, causando prejuízos à obra. Abalando a credibilidade e fundamentos da obra.

“O que anda mexericando revela o segredo; não se intrometa com o que lisonjeia com os seus lábios” (Provérbios 20.19). Este provérbio nos adverte contra aqueles que revelam segredos e falam de forma insensata, impensada. A mesma palavra hebraica para indicar a ideia de mexeriqueiro é usada também no sentido de “calúnia”, pois há muito mexerico que não passa de calúnia. O dicionário Houaiss diz: “ a calúnia é uma afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém, feita com má fé, e é considerada juridicamente como crime”. Salmos 140:11 diz “Não terá firmeza na terra o homem de má língua”. Ezequiel 22.9 diz: “Homens caluniadores se acham em ti, para derramarem sangue… perversidade cometeram no meio de ti.” Salmos 101.5 diz: “Aquele que calunia o seu próximo às escondidas, eu o destruirei…”.

Deus punirá os mexeriqueiros

Ezequiel 36.3: “Portanto, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Portanto vos assolaram e devoraram de todos os lados, para que ficassem feitos herança do restante dos gentios, e tendes andado em lábios paroleiros, e em infâmia do povo”. Aqui em Ezequiel o mexerico aparece como um dos pecados cometidos pelos inimigos de Israel. E Deus punirá este pecado. Veja a expressão do profeta “…tendes andado em lábios paroleiros, e em infâmia do povo”. O paroleiro é aquele que anda no meio do povo com “conversa oca, sem conteúdo, sem relevância, conversa mole, conversa fiada”. O mexeriqueiro, na verdade, é um paroleiro.  Seu nome anda nos lábios de paroleiros?  Seu nome anda na infâmia do povo? Na verdade o mexeriqueiro está trabalhando nos bastidores para roubar a sua herança, sua moral, sua idoneidade. Deus não deixará os paroleiros sem castigo! O Senhor mandou seu profeta profetizar!

O Mexerico é condenado nas Escrituras

Sussurros maldosos, notícias distorcidas, fofoca e calúnia são pecados claramente condenados pelas Escrituras Sagradas: “…Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos… e José trazia más notícias deles ao seu pai” (Gn. 37.2). Note que José “levava” más notícias deles ao seu pai. Há um ditado que diz: “quem leva também trás”. Pessoas que vivem levando más notícias, na verdade acabam se tornando mexeriqueiros, caem naquele vício de “leva e trás”. Precisamos vigiar a nós mesmos para não cairmos neste círculo vicioso. Deus não nos chamou para este “ministério” de ficar levando “más notícias” de um lado para o outro. Fazendo uma espécie de tecedura como se as más notícias fossem fios de tecer e criando assim uma rede de intrigas no meio do povo de Deus. Uma rede de intrigas na igreja joga os irmãos uns contra os outros, cria confusão e pode até causar divisão! Isto é obra do diabo!

Dos doze príncipes que Moisés enviou para espiar a terra santa, a terra que manava leite e mel, dez deles caluniaram a terra, a herança que o Senhor tinha preparado para eles: “E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: a terra pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores…” (Números 13.32). Estes dez príncipes e todo povo que acreditou neles, foram punidos pelo Senhor! Somente Josué e Calebe entraram na terra prometida, pois neles havia um espírito diferente! Josué e Calebe fazem parte dos heróis da fé! Os dez príncipes de Israel foram mexeriqueiros aqui, falaram mal, caluniaram, difamaram a herança (visão)  do Senhor! Eles foram punidos pelo Senhor, veja o que diz Números 14.36-37: “E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o Senhor”.

Deus punirá os mexeriqueiros, causadores de calúnias, infâmias e intrigas no meio do seu povo!

Provérbios 10.18 diz: “O que encobre o ódio tem lábios falsos, o que divulga má fama é um insensato”. Jeremias 20.10 diz: “Porque ouvi murmuração de muitos, terror de todos os lados: Denunciai, e o denunciaremos; todos os que têm paz comigo aguardam o meu manquejar, dizendo: Bem pode ser que se deixe persuadir; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele”. Os murmuradores, mexeriqueiros, paroleiros, se levantaram contra o profeta Jeremias, aguardavam ver o profeta tropeçar e cair. Mas graças a Deus, o Senhor é justo! O Senhor viu isto é puniu os mexeriqueiros! E o profeta do Senhor ficou livre!

Mexeriqueiros no Novo Testamento

No Novo Testamento a ideia de “mexeriqueiro” está contida na tradução “difamadores”: “Estando cheios de toda iniquidade… sendo murmuradores, difamadores… inventores de males” (Rm. 1.29,30).

Essa mesma palavra, no grego psithurismos reaparece em 2 Cor.12.20: “Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu queria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos e tumultos”. O mexerico foi um dos pecados combatido por Paulo na igreja de Corinto.

Em 1 Timóteo 5.13 Paulo fala de mulheres mexeriqueiras, tagarelas ou paroleiras: “E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém”.  O apóstolo Paulo fala aqui de viúvas novas que se tornam “levianas” (verso 11), ociosas, e saem de casa em casa fazendo mexericos. Parece que os mexeriqueiros, tanto homens como mulheres, vivem na ociosidade, e como não tem nada para fazer, saem pelo mundo afora “falando o que não convém”.  Geralmente os mexeriqueiros são pessoas que não tem o que fazer, porque quem leva a sério o seu trabalho e vive trabalhando, não tem tempo para ficar falando mal dos outros.

Se não houver segredos a contar, o mexeriqueiro inventará algo para dizer. Alguns homens chegam a contar mentiras sobre si mesmos, para se exaltarem no grupo com o qual vivem.

O mexeriqueiro, pois, é alguém que ataca a outrem pelas costas, cujas flechas maliciosas não podem mais ser chamadas de volta, e que assim injuria a outras pessoas, com intenção maligna.

Infelizmente, em todas as épocas sempre houve crentes que se tornaram culpados do pecado de mexerico. Cabe a eles uma palavra dita pelo apóstolo dos gentios: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem” (Ef. 4.29).

Perfil do Mexeriqueiro

Agora, veja através desta lista que segue se você é mexeriqueiro ou não. Se você é um mexeriqueiro, e reconhece isto, então está na hora de você mudar. Mas se você não é, aprenda a identificar os mexeriqueiros e mantenha distância deles.

O mexeriqueiro:

  1. Gosta de saber das coisas
  2. Sabe tudo, é uma fonte de informação
  3. Tem muitos contatos, com os de dentro e com os de fora da igreja
  4. É intrometido, sempre se intromete naquilo que não é da sua conta
  5. É um centro de informações negativas
  6. Não pensa antes de falar
  7. Usa palavras lisonjeiras
  8. Usa de fala mansa
  9. Fica de conversa fiada
  10.  È  indiscreto, revela segredos
  11.  É fofoqueiro, se intromete em assuntos alheios
  12.  Fala mal das pessoas
  13.  Aumenta histórias
  14.  Mente, fala mentira
  15.  Joga verde para colher maduro, usa de recursos ardilosos
  16.  Gosta de falar, tem boca grande, fala demais
  17.  Tem olhos maus
  18.  É malicioso ou maliciosa
  19. É desconfiado, está sempre suspeitando de algo
  20.  Tenta influenciar outras pessoas
  21.  É ciumento
  22.  É invejoso
  23.  Não vê seus próprios erros, só aponta os erros dos outros
  24.  Não aceita correção, acha que está sempre certo
  25.  O ouvido coça para saber das coisas
  26.  É influente sobre as pessoas (de maneira negativa)
  27.  É popular (o mexeriqueiro é sempre popular, embora não seja errado ser assim)
  28.  Acha que está sempre certo
  29.  Finge se importar, age com falsidade
  30.  Coloca um contra o outro
  31.  É carente de amigos
  32.  Chora para se defender, e dá uma de vitima
  33.  Gosta de julgar
  34.  Tira conclusões precipitadas
  35.  Tem duas caras, na frente é uma pessoa, por trás é outra
  36.  Gosta de reclamar, reclama de tudo
  37.  Nunca fica feliz pelos outros
  38.  Dá uma de vítima quando apertado contra a parede
  39.  Procura alguém que a entenda
  40.  Procura alguém para culpar
  41.  Gosta de formar um grupo
  42.  Tem uma visão distorcida
  43.  Mente desconfiada
  44.  Sempre tem uma razão para se justificar
  45.  Bom artista
  46.  Cheio de razões
  47.  Cheio de opiniões
  48.  Não consegue guardar segredos

O mexeriqueiro não é um amigo de verdade, embora pareça ser, tenha cuidado!

Ministro Leôncio R. Lança

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/01/2013 em MENSAGENS

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: