RSS

O HOMEM DO OITAVO DIA

25 mar

“Pois assim está escrito: O PRIMEIRO HOMEM, Adão, foi feito ALMA vivente. O ÚLTIMO Adão, porém, é ESPÍRITO VIVIFICANTE. Mas não é o primeiro o espiritual e, sim, o natural; depois o ESPIRITUAL. O primeiro Homem, formado da TERRA, é TERRENO: o SEGUNDO HOMEM é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e como é o HOMEM CELESTIAL, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a IMAGEM do que é terreno, devemos trazer também a IMAGEM DO CELESTIAL” (1 Co. 15. 45-49).

“E TODOS NÓS com o rosto desvendado, CONTEMPLANDO, como por espelho, A GLÓRIA DO SENHOR, somos TRANSFORMADOS de glória em glória, na SUA PRÓPRIA IMAGEM, como pelo SENHOR, o Espírito” (2 Co. 3.18).

O HOMEM foi criado pelo Senhor como a “Coroa” da criação divina, como o “Rei” do universo criado, sendo “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” (Gn. 1.26).

Este mesmo HOMEM é um ser complexo e amplo nas suas OITO DIMENSÕES de seu SER. Então vejamos:

PRIMEIRO: O HOMEM PÓ

“Então formou o SENHOR DEUS ao HOMEM DO PÓ da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida…” (Gn. 2.7; 3:19).

Este é Adão, O HOMEM PÓ, isto é, o HOMEM CORPO; O HOMEM SOMATICO, que se manifesta no mundo visível, e feito para a eternidade.

Nós herdamos nosso CORPO HUMANO no dia em que entramos na existência neste mundo exatamente do HOMEM CORPO; somente através do CORPO (HOMEM PÓ), podemos nascer na família humana aqui sobre o PLANETA TERRA e executar as obras que o Nosso Pai planejou de antemão para nós!

Este HOMEM PÓ é o homem caído no pecado, vive simplesmente em um nível animal, temporal e existencial. Trabalha, procria, come e bebe para viver. Tem espíritos e impulsos apenas naturais.

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à TERRA, pois dela foste formado; PORQUE TU ÉS PÓ E AO PÓ TORNARÁS” (Gn. 3:19).

“… E o pó volte á terra, que o deu… Vaidade de vaidade, diz o Pregador, “TUDO É VAIDADE” (Ec. 12.7,8). No “HOMEM PÓ” diz o sábio Salomão, “TUDO É VAIDADE”! Vaidade de vaidade!” No dia em que o HOMEM PÓ morre, TUDO SE ACABA! Sua grandeza, sua beleza, riquezas, títulos, “status social”, etc. Pois ele é VAIDADE.

SEGUNDO: O HOMEM ALMA

“Então formou o SENHOR DEUS ao HOMEM… e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o HOMEM PASSOU A SER ALMA VIVENTE” (Gn. 2.7).

O HOMEM ALMA é o “Homem Psíquico”, que se manifesta pela VIDA INTELECTUAL e emoções. É o homem que tem a capacidade de PENSAR, ESTUDAR, PESQUISAR, FILOSOFAR, ADMINISTRAR, etc. (Capacidade Intelectual).

O HOMEM ALMA, ou HOMEM INTELECTUAL, desenvolve a ciência, a arte, a música, a cultura, a política, o esporte, e se embriaga com “o sucesso da vida” puramente mundana! Ele é por isso, um homem tipicamente MUNDANO! Por causa disto, ele sempre se ORGULHA de seus conhecimentos intelectuais e suas realizações temporais.

O HOMEM ALMA, sendo de estrutura intelectual e emocional, é por isso MUITO RELIGIOSO! Seu “sentimento religioso” cria várias formas de religiões pelo mundo todo. Mas como a ALMA faz coisas boas e ruins ao mesmo tempo, assim também a “religião que ele inventa” é uma mistura de coisas boas e ruins. Somente a “PALAVRA DE DEUS que é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer ESPADA DE DOIS GUMES, penetra (no HOMEM ALMA) até o ponto de DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO…” (Hebreus 4.12).

A ALMA precisa da operação da ESPADA do Espírito – A Palavra de Deus, que separa o bom e o ruim!

TERCEIRO: O HOMEM CARNE (NATURAL)

“Porque bem sabemos que a lei é espiritual, EU, TODAVIA, SOU CARNAL, vendido à escravidão do pecado” (Rm. 7:14).

O HOMEM CARNE é o “Homem Sarx”. A palavra grega: “Sarx” designa o “homem do pecado”, e aponta para a sua “natureza pecaminosa”.

As Escrituras Sagradas chamam também o HOMEM CARNE simplesmente de “O ANTICRISTO”; isto é, ele é o HOMEM ANTICRISTO, pois ele “luta constantemente” CONTRA CRISTO: “ele inclina para a carne e cogita das coisas da carne… e o pendor da carne dá para a morte… por isso o pendor da carne é INIMIZADE CONTRA DEUS, pois (O HOMEM CARNE) não está sujeito à lei de Deus e de Cristo, e nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm. 8:5-8). O HOMEM CARNE é Anti-Cristo: é INIMIGO DE DEUS, e nunca se SUJEITA À LEI DE DEUS. A única solução para o HOMEM CARNE é a SUA MORTE NA CRUZ. Ele tem que ser MORTO E DESTRUÍDO NA CRUZ! “E os que são de Cristo Jesus CRUCIFICARAM A CARNE, com as suas paixões e concupiscências” (Gl. 5.24). O HOMEM CARNE não pode herdar o Reino de Deus: “Isto afirmo, irmãos, CARNE E SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS” (1 Co. 15.50). “Estou CRUCIFICADO COM CRISTO, vivo não mais EU (O Homem Carnal), mas Cristo vive em Mim” (Gl. 2.20).

QUARTO: O HOMEM CARIS (CARISMÁTICO)

“A respeito dos DONS espirituais não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1 Co. 12.1).

O HOMEM CARIS é o “HOMEM CARISMÁTICO”, ou seja, O HOMEM DOM. Este é o HOMEM que recebe os “dons” do Espírito Santo “visando um fim proveitoso”, mas infelizmente, muitas vezes estes Homens Carismáticos “usam e abusam” dos dons de Deus para fins unicamente interesseiros, e egoísticos, para promover o “personalismo” ao invés de promover a obra de Deus!

Infelizmente, muitos HOMENS CARISMÁTICOS, “são carnais e não espirituais” (1 Cor. 3.1). “São crianças em Cristo”, e por isso, utilizam o potencial que receberam de Deus pelos DONS, de forma. inconseqüente e irresponsável, trazendo prejuízos ao  Reino de Deus e desperdiçando a utilidade e a eficácia dos DONS. É um homem Pneumático e não Carismático!

Temos no Antigo Testamento um exemplo clássico de um HOMEM CARIS (HOMEM DOM) que foi SANSÃO. Ele recebeu o DOM DA FORÇA pelo Espírito Santo. Mas infelizmente foi carnal em suas atitudes, infantil em seu comportamento diante dos inimigos, e acabou seu ministério glorioso “desastrosamente”. Sansão era um homem que tinha tudo para ser um dos maiores HERÓIS do povo de Deus; entretanto, por ser IGNORANTE ao DOM, perdeu a oportunidade.

QUINTO: O HOMEM ESPIRITUAL

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Porém, o HOMEM ESPIRITUAL julga todas as coisas, mas ele “mesmo não é julgado por ninguém” (1 Co. 2.14,15).

O HOMEM ESPIRITUAL é o “Homem Pneumático”, e este HOMEM “discerne espiritualmente todas as coisas”. Somente este HOMEM é capaz de entender e viver as coisas espirituais.  Somente ele pode entender as coisas do ESPÍRITO DE DEUS.

O HOMEM ESPIRITUAL “anda no Espírito e jamais satisfaz os desejos da carne” (Gl. 5.16). Ele produz “o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl. 5.22). Ele é de Cristo Jesus, “Vive no Espírito e Anda no Espírito” (Gl. 5:24-25).

O HOMEM ESPIRITUAL vive um “ANDAR COM DEUS”; ele se UNE em espírito com o Senhor, e se torna UM COM ELE. Enoque é um exemplo de um HOMEM ESPIRITUAL entre muitos: “ANDOU Enoque com Deus, e já não era, porque DEUS O TOMOU PARA SI” (Gn. 5.24). O HOMEM ESPIRITUAL É TOTALMENTE DE DEUS. Ele é o HOMEM INTERIOR: “Porque,

No tocante ao HOMEM INTERIOR, tenho prazer (Rm. 7.22).

SEXTO: O HOMEM ANJO

“Todos os que estavam assentados no Sinedrio, fitando os olhos em Estêvão, VIRAM O SEU ROSTO COMO SE FOSSE ROSTO DE ANJO” (At. 6.15).

O HOMEM ANJO é o “Homem Angélico”. É o HOMEM MENSAGEIRO da parte de Deus. Ele é enviado por Deus para falar ao Seu povo como MENSAGEIRO DO SENHOR.

Este HOMEM entra na dimensão ANGELICAL, ele se torna como “O ANJO DO SENHOR”. Em Malaquias 3.1, o Senhor disse: “Eis que eu envio o meu MENSAGEIRO (o meu anjo) que preparará o caminho diante de Mim”, se referindo ao HOMEM ANJO chamado João Batista. E prossegue, dizendo: “… de repente virá ao seu tempo o SENHOR, a quem vós buscais, o ANJO DA ALIANÇA, a quem vós desejais…”; o HOMEM ANJO da Aliança aqui, é Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Senhor Jesus é o HOMEM ANJO, o HOMEM MENSAGEIRO DE DEUS para anunciar as BOAS NOVAS do Reino de Deus a todos os povos, a todas as nações, tribos e línguas da terra.

O HOMEM ANJO, à semelhança do Anjo Gabriel, “que é aquele que assiste diante do Trono de Deus”, tem permanente contato com o mundo espiritual, e com o Trono da Graça de Deus.

SÉTIMO: O HOMEM UNGIDO (Crístico)

“O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor me UNGIU, para pregar Boas Novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a por em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar os que choram…” (Is. 61.1,2).

O HOMEM UNGIDO é o “Homem Crístico”; é o HOMEM que recebeu a UNÇÃO DE DEUS em sua vida para realizar a Sua Obra, para fazer a Sua Vontade. É o HOMEM que pode dizer como Paulo: “VIVO NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM”.

Davi é um exemplo clássico no Antigo Testamento de um HOMEM UNGIDO. “Tomou Samuel o chifre do azeite, e o UNGIU no meio dos seus irmãos, e daquele dia em diante o ESPIRITO DO SENHOR se apossou de Davi” (I Sm.16.13). Depois da “unção” Davi tornou-se um HOMEM UNGIDO e Espírito Santo se apossou dele para sempre; ele se tornou um NOVO HOMEM. E Deus passou a realizar COISAS NOVAS e tremendas no meio do seu povo através deste HOMEM UNGIDO. Este é o último HOMEM TEMPORAL, que entra na fronteira ETERNA. Faz a vontade de Deus, o Pai, revela na sua vida o Filho e proclama o Reino de Deus.

OITAVO: O HOMEM DIVINO

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, GLÓRIA COMO DO UNIGÊNITO PO PAI” (João 1.1,14).

O HOMEM DIVINO é o Filho de Deus. É aquele HOMEM que recebeu a DIVINDADE como herança natural da paternidade: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS; a saber: aos que crêem no Seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da nem a vontade do homem, MAS DA VONTADE DEUS” (Jo. 1.11-13).

O HOMEM DIVINO é o OITAVO HOMEM. E somente o OITAVO HOMEM é FILHO DE DEUS.  Somente ele nasceu pela VONTADE DE DEUS mediante o ESPÍRITO SANTO DA ALIANÇA ETERNA.

O número OITO (8) é o símbolo da ALIANÇA ETERNA de Deus com o Seu Povo. E significa PERFEIÇÃO E ETERNA ALIANÇA. Portanto, O HOMEM DIVINO trás em si “como Filho de Deus que é”, a IMAGEM E SEMELHANÇA de seu PAI CELESTE – O DEUS ETERNO. Este HOMEM se torna igual a Deus em Cristo. A este HOMEM DIVINO “Deus o exaltou sobremaneira”. (Fl. 2.9)

Glória a Deus! Amém.

By Apóstolo Jota Moura

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 25/03/2011 em MENSAGENS

 

Uma resposta para “O HOMEM DO OITAVO DIA

  1. Marcos Silva

    02/06/2016 at 00:03

    Sobre o Homem do 8º Dia, o irmão que escreveu o texto, conhece uma mulher ungida de Deus chamada DORA VAN ASSEN ?

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: