RSS

E O VINHO ACABOU!

25 mar

“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe  disse: Eles não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias”. (Jo 2:1-12)

Entramos no novo ano. Passou-se a época do natal e do reveillon. O vinho é a principal bebida desta época. Enquanto muitos usam para embriagarem-se, outros usam para curar alguma enfermidade (I Tm 5:23); nos países e lugares frios usam para esquentarem-se. A recomendação Bíblica é: “Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5:18). O mesmo vinho que traz alegria ao coração do homem (Sl 104:15) é o mesmo que é escarnecedor (Pv 20:1). O maior sábio do Antigo Testamento disse: “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Pv 23:31).  Tudo nesta vida deve ser feito com sabedoria, moderação e equilíbrio.

Na Bíblia, o vinho aparece como símbolo do precioso sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que purifica o homem arrependido de todo pecado (Mt 26:26-28). É muito singela a história da transformação de 480 litros de água em vinho da melhor qualidade, acontecida durante os festejos de um casamento realizado em Caná da Galiléia, logo no início do ministério de Jesus. Sabedora do constrangimento pelo qual estava passando a família do noivo, a mãe de Jesus se aproximou dele e lhe disse: “O vinho acabou”. Depois, aproximando-se também dos desnorteados serventes, ordenou-lhes: “Façam o que Ele mandar”. A Jesus, Maria não deu ordem alguma. Apenas comunicou o fato: “Acabou o vinho”. Em algumas situações, podemos procurar o Senhor e segredar-lhe humildemente: “Acabou o ânimo”, “acabou o pão”, “acabou a alegria”, “acabou a paciência”, “acabou a esperança”, “acabaram os recursos”, “acabou o amor” e assim por diante. Vimos que a solução para tudo nesta vida, só existe em um só, em Jesus Cristo. Muitas pessoas nessa vida estão com vários lamentos dentro de sua alma, como: “Acabou o vinho”. Quantos lamentos de choro e dor! Só Jesus transforma estes lamentos em alegria, assim como transformou a água em vinho. O milagre da transformação está somente Nele. A própria Maria, sua mãe, recorreu a Ele. Uma vez introduzido na questão alheia, Jesus age, dá ordens, toma providências. No caso das bodas de Cana, Ele mandou fazer duas coisas: “Encham de água os seis potes de pedra” e “Tirem um pouco de água destes potes e levem ao dirigente da festa”. Embora fosse apenas um convidado, e não o noivo nem o pai do noivo, nem o mestre de cerimônias nem um dos serventes, Jesus foi obedecido e a água se transformou em vinho, melhor que o anteriormente servido.

Se Jesus solucionou um problema de etiqueta social, não resolveria problemas mais sérios, envolvendo as necessidades físicas, emocionais e morais? Você só precisa de ousadia para confessar sempre que necessário: “Acabou o vinho”!

Shalom Aleichem!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/03/2011 em REFLEXÕES

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: