RSS

Resistindo ao Diabo

13 jan

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4.7)

Este versículo nos apresenta um aspecto da Verdade acerca do qual há ampla ignorância entre os crentes. Com freqüência, eles se mostram inconscientes de que o diabo os está atacando e precisa ser resistido. Muitos supõem que as investidas de Satanás estão limitadas às tentações para que pequemos. Isto não é verdade; em muitos casos, o objetivo dele é opor-se e impedir-nos de fazer o que é bom. Constantemente, ele utiliza os seres humanos a fim de atrapalhar-nos e inquietar-nos. Por exemplo, ele criará circunstâncias para obstruir nosso progresso espiritual, multiplicando nossos deveres e tarefas, de modo que não tenhamos tempo livre ou fiquemos muito cansados para orar e estudar a Bíblia. Poucos filhos de Deus parecem saber que possuem o privilégio e o direito de serem vitoriosos contra os ataques de Satanás. O Senhor não deixou seu povo aqui à mercê de seu grande inimigo, sem meios para vencê-lo. De maneira alguma; Ele nos ensina em sua Palavra como podemos derrotá-lo. Iniciando: Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Este é um mandamento divino.

Provavelmente, alguns dirão: Eu quero, mas não sei como. Então, nossa segunda responsabilidade referente a este mandamento é reconhecer este fato, pedindo a Deus que nos ilumine e nos ensine como obedecê-lo. Não basta orar para que Ele me conceda um jardim frutífero neste verão embora eu deva orar a respeito disso e, igualmente, das outras coisas (Fp 4.6). Não apenas isso, eu tenho de cavar, plantar, regar o jardim e arrancar as ervas daninhas. Portanto, a resposta à minha oração por entendimento para obedecer a exortação de Tiago 4.7 tem de vir a mim através das Escrituras. Assim, minha terceira responsabilidade é examinar as Escrituras, suplicando que o Espírito Santo graciosamente me guie à verdade. Isto significa que preciso ler a Bíblia com um objetivo definido, almejando descobrir aquilo que ela ensina sobre o crente dar lugar ao diabo, de modo que o diabo fuja do crente. ”Não deis lugar ao diabo”, Ef.4:27.

Comecemos nosso exame da Palavra de Deus sobre este importante assunto prático considerando em detalhes o contexto imediato da passagem em que se encontra o mandamento. Primeiramente observamos que a exortação está na segunda metade do versículo: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo. Ora, como espero obedecer a segunda metade, quando ainda não estou cumprindo a primeira? Sujeitar-se a Deus significa que minha própria sabedoria, vontade e desejos têm de ser completamente deixados de lado e que a Palavra e a vontade de Deus governam-me em todas as coisas. Sujeitar-se a Deus significa que reconheço suas reivindicações sobre minha vida: sou criatura e filho dele, para ser controlado por Ele, que tem todo direito à minha total sujeição. Meditemos e analisemos a primeira metade do versículo: Sujeitai-vos, portanto, a Deus. Aquele a quem eu tenho de me sujeitar não é um tirano cruel, sem misericórdia; é o Deus de toda graça. Ele já me outorgou a graça salvadora e dá maior graça aos humildes. Ora, maior graça é exatamente o que eu necessito se desejo ser bem-sucedido em resistir ao diabo. Pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Deus resiste aos orgulhosos, porque se opõem a Ele. No âmbito das coisas espirituais, o orgulho é aquela horrível presunção de que posso conseguir sozinho, sem Deus. É uma terrível ilusão gerada e promovida por Satanás. Ao contrário disso, a humildade é esvaziar-se de sua auto-suficiência; é uma compreensão íntima de que sou completamente dependente de Deus para todas as coisas. Humildade, graça e vitória sobre Satanás estão inseparavelmente ligadas uma à outra! Mas nada é mais ofensivo a Satanás do que a humildade, pois ele é um espírito orgulhoso, e seu desejo é ensoberbecer-nos e levar-nos a viver e agir independentemente de Deus. Sujeitai-vos, portanto, a Deus. A palavra“sujeitai significa colocar a mim mesmo sob a autoridade de outrem. Precisa haver sujeição de todo o homem à lei de Deus, uma entrega de nós mesmos para sermos governados por Ele; nossos pensamentos, desejos e ações têm de ser estritamente regulados pelas normas estabelecidas em sua Palavra. Sujeitar-se a Deus também denota uma serena alegre renúncia de nós mesmos ao soberano prazer de Deus.

Portanto, precisa haver uma completa entrega de nossas próprias vidas e de nós mesmos a Deus, a fim de sermos conduzidos e governados por Ele. Existe uma dupla relação entre as duas metades de Tiago 4.7. Primeiro, é óbvio que tenho de me submeter a Deus, se quero ser bem-sucedido em resistir ao diabo. Como isto poderia acontecer de outra maneira? Em minhas próprias forças, não tenho condições de prevalecer contra meu grande inimigo, e Deus não me dará sua graça, enquanto estiver me opondo a Ele! Por isso, é necessário que eu pare de resistir a Deus, antes de ter qualquer esperança de oferecer resistência a Satanás; em outras palavras, preciso deixar de ser orgulhoso, independente e auto-suficiente. O crente que não busca a Deus é orgulhoso, pois sua recusa em receber a força proveniente de Deus equivale a dizer que pode ser bem-sucedido sem a ajuda divina. Satanás caiu por orgulho, e dissimulou para ter mais companheiros, atraindo-nos à sua armadilha. Sua isca é facilmente mordida, pois é natural a todos nós. Nossos primeiros pais sucumbiram prontamente à sugestão: Sereis como Deus.

Mas o que significa“resistí ao diabo? Em primeiro lugar, significa que eu não tenho de ficar apavorado diante dele. Satanás não pode prevalecer sem meu consentimento. Em segundo, não devo sequer ouvir a sugestão dele, mas resistir ativamente, afirmando:“Não cairei! Tenha essa atitude e permaneça firme em sua postura. Em terceiro, cite as Escrituras para Satanás, um versículo pertinente e adequado que confronta a tentação específica. Em quarto, pleiteie a promessa divina no versículo: Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Sim, ele fugirá, pois não é apenas um inimigo vencido, mas também um notório covarde. Ele fugirá de vós”apenas por um momento, pois voltará e reiniciará a luta; sempre vem um contra ataque. Em 1 Pedro 5.8, lemos: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Considere por um instante o contexto desse versículo: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7). Através destas palavras, o filho de Deus é convidado a lançar sobre o Senhor Jesus todo o seu fardo de ansiedade, estando seguro da compaixão de Cristo. Assim, como em toda a Bíblia, neste versículo a promessa e o mandamento estão juntos. Observe o que vem logo em seguida. Primeiro, Sede sóbrios. Em linguagem comum sobriedade”é o oposto de embriaguez. Sede sóbrios significa ser temperante em todas as coisas, refrear todos os desejos e apetites da carne, particularmente ser sóbrio nas expectativas quanto a este mundo e na maneira como você o utiliza. Em segundo, sede… vigilantes, não descuidados, ou impetuosos, ou presunçosos. Preciso estar atento, alerta, desperto. Portanto, supliquemos graça para sermos vigilantes sobre nossas mentes e trazer cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Co 10.5).  Procuremos ser vigilantes” sobre nossa disposição íntima, para que Satanás não ganhe vantagem. Mas lembre-se: para que sejamos“vigilantes, precisamos antes ser“sóbrios! Em terceiro, resisti-lhe firmes. Oponha-se aos esforços de Satanás a fim de predispor seu coração contra Deus. Você deve rejeitar os esforços de Satanás para atraí-lo à tentação. Resista ao empenho de Satanás para levá-lo a pecar. Nossa resistência precisa ser resoluta e zelosa. O diabo é muitíssimo perseverante; nós também devemos ser.

Essas três considerações devem impulsionar-nos ao imperativo dever da resistência: primeira, o diabo não pode vencer-nos sem nosso consentimento; mas onde não há oposição, ali encontramos consentimento. Tome uma atitude positiva contra o grande inimigo das almas. Segunda, medite intensamente sobre a bênção da vitória; esta o compensará por toda a diligência e esforço que você fizer. Os prazeres do pecado são temporários; os prazeres e os benefícios de negar a si mesmo são eternos. Leia Marcos 10.29-30. Terceira, lembre que a graça de Deus é prometida a todo aquele que resiste. Deus liberta, mas você precisa“guardar-se, (1 Jo 5.18). É por intermédio de nossa vigilância e oração que Ele torna eficaz nossa resistência. Não existe a promessa de que Deus preservará uma alma descuidada e negligente. Resisti-lhe firmes na fé.”Somente podemos resistir a Satanás, com sucesso e firmes na fé, se houver apropriação pessoal da vitória de Cristo. Está escrito: Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro”(Ap 12.11). Na presença de Deus, recorra a este sangue a fim de ser liberto das tentações de Satanás. Confie na eficácia deste sangue para livrá-lo. Refugie-se no escudo propiciado pelo sangue do Cordeiro, quando perceber que o diabo está lançando seus dardos inflamados contra você.

Finalmente, devemos ressaltar que só existem duas alternativas: ser vitorioso contra Satanás ou derrotado por ele; não existe outra possibilidade. Ele não está apenas procurando ferir, mas devorar-nos (1 Pe 5.8)! Se realmente somos crentes, por intermédio da graça divina resistiremos ao diabo e o venceremos. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo, I Jo. 3:8.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/01/2011 em MENSAGENS

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: