RSS

LUCAS, O MÉDICO AMADO

06 set

(Cl 4:14)

Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Evangelista cristão de formação grega, nascido em Antioquia, na Síria, autor do terceiro dos evangelhos sinóticos e dos Atos dos Apóstolos, e seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Lucas é um Sírio de Antioquia, Sírio pela raça, médico de profissão. Segundo a tradição, era natural de Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C.

Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade. Chamado pelo Apóstolo Paulo de “O Médico Amado”. Lucas, o amado médico, foi grande amigo de Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.

Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.

Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. A medicina é criação de Deus. Deus deu aos médicos o dom e a capacidade de curar o físico do homem naquilo que estiver ao seu alcance. O que for além disso, entra a providência de Deus, o milagre. O natural pertence ao homem, porém, o sobrenatural pertence a Deus. Jeremias 8:22 diz: “Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não se acha lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?” Jesus disse em Lucas 5:31: “Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes”.

O propósito de Deus é que os médicos sejam, não só médicos de homens, mas de almas também. E com a fé em Deus, eles poderão ministrar a cura do corpo, como também da alma, e serão chamados, médicos de homens e de almas. Enquanto muitos estão sofrendo no corpo, muitos estão também sofrendo na alma, precisando de cura interior. O apóstolo João diz em sua terceira carta, no versículo 2: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma”.

Deus cura por meio da medicina. A fé cristã e a medicina podem curar.Deus cura através dos meios – O plano de Deus inclui tanto a medicina humana como a divina. Há lugar para a prevenção e para a cura. Há lugar tanto para a oração da fé quanto para a terapêutica do remédio. Há lugar tanto para a ação sobrenatural de Deus quanto para a ação natural do conhecimento humano. A medicina não age à parte de Deus, mas como instrumento de Deus. Portanto, ame a Deus sob todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo, Mt. 22:37-39.

A serpente é o símbolo da medicina. Moisés ergueu a serpente no deserto, para que todos os enfermos que mirassem nela fossem curados, Nm. 21:8-9.

Jesus se referiu a medicamentos sendo usados para aliviar a dor de uma pessoa (Lc. 10:34).
Paulo orienta Timóteo quanto ao uso moderado do vinho como fonte de alívio físico (I Tm. 5:23).
Lucas não teve que abandonar a medicina para servir a Deus (Cl. 4:14).

Temos de encarar o fato de que a nossa saúde pode sofrer, se negligenciarmos vários fatores básicos com relação à saúde e à vitalidade. Devemos sempre orar para que os profissionais da saúde sejam instrumentos de Deus para ajudar na cura das pessoas.

A vida de Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado “Médico de homens e de almas”, de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Lucas.

Deus abençoe ricamente a vida de cada médico (a) e cumpra o propósito Dele em sua vida. AMÉM!

Bispo Hermes da Gama

About these ads
 
2 Comentários

Publicado por em 06/09/2008 em MENSAGENS

 

2 Respostas para “LUCAS, O MÉDICO AMADO

  1. Marcos Lacerda

    28/01/2012 at 12:41

    gostei muito das informações. Parabéns…

     
  2. SORAYA DIS SANTOS CARDOSO CESÁRIO

    17/06/2012 at 12:14

    IMPOTANTE PARA INTERPRETAÇÃO DA NOSSA VIDA E COLOCA EM PRÁTICA COMO EXEMPLO

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 82 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: